MTC – Medicina Tradicional Chinesa

Segundo estudiosos a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) apresenta uma história de pelo menos   5.000 anos de desenvolvimento. É fundamentada nas concepções filosófica dos antigos sábios taoistas que ao observarem os fenômenos existentes no Universo compreenderam os princípios que regem a harmonia entre eles,  perceberam também que o mundo é um todo integrado, nunca estático, em constante movimento. O Ser humano é considerado como parte integrante da Natureza. Como um microcosmo dentro do macrocosmo apresenta dentro de si os mesmos fenômenos observados no Universo, o equilíbrio e a harmonia são então considerados essenciais para a saúde e o bem estar. Nesta perspectiva os sinais, sintomas e as doenças, são as manifestações do desequilíbrio que podem ser originados pelos excessos e/ou deficiências em nossas vidas.

Por volta do ano 2.300 a.C. o imperador Huang Ti e seu médico Ki Pha, compilaram os conhecimentos sobre acupuntura existentes na época. Reuniram em dois livros, o Su Wen (livro que trata da filosofia da MTC) e o Ling Shu (descreve as formas de tratamento). Estes dois livros compõem o Hoang Ti Nei King (Tratado de Medicina Interna do Imperador Amarelo), esta obra é utilizada até os dias atuais. A Medicina Tradicional Chinesa é considerada empírica pois foi “testada” ao longo de milhares de anos com resultados surpreendentes até chegar ao estado de desenvolvimento atual. Atualmente muitas pesquisas são realizadas tanto na China quanto em outros países buscando conhecer os mecanismos de ação e eficácia desta antiga arte de cura.

A Medicina Tradicional Chinesa tal como é conhecida atualmente, utiliza-se de um conjunto de práticas que visam promover, estabelecer e recuperar o equilíbrio do organismo. A acupuntura é a forma de tratamento da MTC mais conhecida no ocidente, porém, a fitoterapia (utilização de produtos de origem mineral, vegetal e animal), a meditação, a dietética, as práticas corporais (Tai Chi Chuan, Qi Gong, Liang Gong, etc.) e a massagem também são utilizadas.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.