O Simbolismo do Elefante

Você tem sonhado com elefantes? Preste atenção, o simbolismo do elefante é muito mais amplo do que a cultura ocidental julga. Para os ocidentais ele é a imagem viva do peso, da lentidão e da falta de jeito; no entanto, na Ásia, a idéia que se tem desse animal é fundamentalmente diferente.

O elefante é a montaria dos reis, ele simboliza o poder régio, a paz e a prosperidade são o efeito do poder régio estabelecido; a potência do elefante da aqueles que a invocam tudo o que passaram a desejar. O elefante é o símbolo da estabilidade e da imutabilidade. A ioga costuma atribui-lo ao chacra muladhara, onde ele corresponde ao elemento terra e a cor ocre.

Em certas mandalas tântricas, ele aparece tanto às portas cardeais, quanto nos pontos colaterais, indicando a soberania sobre o mundo terrestre. Na África, segundo as crenças dos baoules, o elefante simboliza a força, a prosperidade, a longevidade e a sabedoria.

O elefante ainda evoca a imagem de Ganesha, Deus Indu da Ciência e das Letras com cabeça de elefante, Deus do sucesso, aquele que remove os obstáculos, ele é a representação da imagem arquetípica do psicopombo, aquele que faz a ligação do mundo material com o imaterial. O arquétipo do psicopombo é visto como o guia interior, como um mediador entre a consciência e o inconsciente.

Segundo Jung, independentemente da cultura a que pertencemos, todos as culturas e todos seres humanos estão conectados pelo inconsciente coletivo, desta forma podemos acessar imagens arquetípicas através de sonhos, insigths ou através dos recursos criativos expressivos, que a principio podem não fazer sentido para nós, mas que são símbolos vivos carregados de significados infinitos.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Karyna F. de Oliveira Lordelo – Artista Plástica, Arteterapeuta e Pós-graduanda de Psicologia Junguiana.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.