Oficina de Ervas e Plantas Medicinais – Março 2018

No mês de Março de 2018 foi realizada mais uma Oficina de Ervas e Plantas medicinais na Unidade Básica de Saúde de Jundiapeba.

Esta oficina procura orientar a população a respeito do uso seguro e eficaz das Plantas Medicinais e também divulgar e fortalecer a Política de Práticas Integrativas e Complementares do SUS!

Nesta oficina foram produzidas uma tintura para o combate do estresse com as ervas Melissa e Valeriana e também foi produzida uma pomada para combater as dores com as ervas Baleeira, Canela de Velho e Alecrim.

Para saber mais sobre as ervas utilizadas basta clicar no nome da planta:

Abaixo as fotos da preparação da tintura:

Abaixo as fotos da preparação da Pomada:

Saiba como fazer uma pomada abaixo:

Para a fabricação do óleo medicinal é utilizado uma panela, onde é colocada a(as) planta(as). Cobre-se a planta com o óleo de preferência. Levar a panela ao fogo em banho-maria. O processo de banho-maria deve durar em torno de 2 horas, onde os princípios ativos das plantas serão extraídos pelo óleo. Depois deste período, o óleo deverá ficar em repouso até esfriar. Depois de frio, coar e filtra.

A pomada é fabricada a partir do óleo medicina. Aquecer numa panela o óleo medicinal e acrescentar lascas de cera de abelha numa proporção de 100ml de óleo para uma colher de cera de abelha. Com mais cera de abelha a consistência da pomada será mais dura, com menos, ficará mais cremosa. Colocar num recipiente e armazenar. Validade de 1 ano.

Saiba mais sobre a oficina clique aqui!

 

A oficina foi conduzida por Guilherme Lordelo e Adriano Granado

Deixe uma resposta