Lançamento: Aplicativo FITOTERAPIA CHINESA E BRASILEIRA

Aplicativo desenvolvido para facilitar a consulta de plantas medicinais, a realização do diagnóstico e a preparação dos fitoterápicos. Indicado para estudantes e profissionais de Fitoterapia ocidental e oriental ou para qualquer pessoa interessada no assunto. 

DISPONÍVEL PARA ANDROID E IOS

icon-app-store

badge-google-play-badge

Proga

Tudo o que você precisa em suas mãos!!

SAIBA MAIS!!

O que você irá encontrar neste app:

Teoria básica da Medicina Tradicional Chinesa: Yin-Yang, Cinco Elementos, Zang Fu, Substâncias Fundamentais (Qi, Xue e Jin Ye), Canais de Energia (Meridianos). Em suas mãos a qualquer momento você poderá recordar os princípios básicos que fundamentam a prática da Medicina Tradicional Chinesa.

Diagnóstico: 4 Etapas (Inspeção, Audição e Olfação, Interrogatório e as 28 qualidades do Pulso). O processo do diagnóstico é fundamental para a indicação das plantas medicinais, com estas opções você poderá realizar o estudo do diagnóstico e também atender os pacientes no lugar onde estiver!!

Identificação dos Padrões dos Zang Fu com sintomas, língua e etiologia mais um BÔNUS: Pontos de acupuntura para tratamento dos padrões e a forma de manipulação da agulha. Os padrões dos sistemas internos são os mais importantes no diagnóstico da Medicina Tradicional Chinesa, saber quais órgãos estão afetados é de fundamental importância para a indicação da fitoterapia.

Teoria Básica da Fitoterapia Chinesa e Classificação das Plantas. As bases da Fitoterapia Chinesa são relacionadas ao sabor, a natureza e a direção das ervas, no aplicativo estão presentes as teorias básicas e as 32 categorias relacionadas as 114 plantas do aplicativo. 

Lista de A-Z com 114 plantas com fotos para a rápida identificação, suas indicações na Medicina Tradicional Chinesa e as Ações e Indicações da Fitoterapia Ocidental. Diversas plantas são utilizadas concomitantemente no ocidente e na China, portanto já estão catalogadas na farmacopeia chinesa. Outra plantas foram objetos de estudiosos no ocidente. As ações e indicações clássicas das plantas  presentes neste aplicativo são frutos das mais recentes pesquisa no campo da fitoterapia.

Glossário. Contém os termos mais utilizados na fitoterapia. Informação importante para o entendimento das funções e indicações das plantas medicinais.

Tratamentos dos sinais e sintomas mais comuns (na visão da Fitoterapia Ocidental): Sistemas Respiratório, Nervoso, Digestivo, Circulatório, Excretor, Musculoesquelético, Imunológico, Masculino, Feminino, Tegumentar e Endócrino. Com estes itens, você será capaz de encontrar rapidamente as plantas medicinais mais adequadas para os sinais e sintomas apresentados. A forma de utilização de cada planta específica e as contraindicações também são encontradas nestes itens.

Preparação dos Fitoterápicos em vídeos exclusivos: Aprenda a preparar os fitoterápicos (Chá em infusão, chá em decocção, chá em maceração, tintura, óleo medicinal e pomada). Não adianta apenas saber a indicações das plantas, é importante saber prepará-las! O aplicativo proporciona diversos vídeos (curtos) com uma breve descrição de como preparar as plantas medicinais em suas formas mais comuns.

Screenshot_20180506-145033

Para realização deste projeto foi realizada uma extensa revisão bibliográfica!! (garantia de veracidade nas informações).

Bibliografia Consultada: 

Os Fundamentos da Medicina Chinesa: Giovanni Maciocia

Uso Tradicional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos: Sérgio Tinoco Panizza

Manual de Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras: Mary Lannes Salles Leite

Fitoterapia Chinesa – Matéria Médica: Paulo Noleto e Xu Ling

Plantas Terapêuticas: Sérgio Franceschini Filho

Plantas Medicinais no Brasil – Nativas e Exóticas: Harri Lorenzi

Matéria Médica Oriental – Um Guia Conciso: Hong-Yen e Cols.

Fitoterapia Chinesa: Guia de Bolso: Fernando Luquis, Marcos Yau e Reginaldo Filho

Fitoterapia Chinesa e Plantas Brasileiras: Dr. Alexandros Spyros Botsaris

Guia Completo das Plantas Medicinais: David Hoffmann

Índice Terapêutico Fitoterápico – Ervas Medicinais

As Plantas Medicinais Brasileiras na Medicina Tradicional Chinesa: Paulo Antonio Benevides de Oliveira

Western Herbs in Chinese Medicine – Methodology & Materia Medica: Thomas Avery Garran

Fitoterapia com Ervas Ocidentais de Acordo com os Princípios da Medicina Tradicional Chinesa: Thomas Avery Garran

A Clinical Materia Medica – 120 Herbs in Western use: Jeremy Ross

Combining Western Herbs and Chinese Medicine: Principles, Practice & Materia Medica: Jeremy Ross

Planetary Herbology: Michael Tierra

Aplicativo desenvolvido por Guilherme Lordelo – Dúvidas, comentários ou sugestões caminharnatural@gmail.com 

Único Aplicativo que integra os Avanços da Fitoterapia Ocidental com a Sabedoria da Medicina Tradicional Chinesa!!

 

icon-app-store

badge-google-play-badge

Deixe uma resposta