MEDICINA TRADICIONAL CHINESA

A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) apresenta uma história de mais de cinco mil anos de desenvolvimento, ela é fruto do acúmulo de experiência dos antigos chineses na luta contra as doenças e na busca pela preservação e promoção da saúde. Fundamentada nas bases filosóficas do taoismo, compreende diversas técnicas terapêuticas que são usadas em associação ou isoladamente como forma preventiva ou no tratamento das doenças, conforme o caso.

Segue abaixo algumas das técnicas utilizadas

Acupuntura

Consiste na introdução de agulhas ultra-finas em pontos específicos no corpo por onde passam canais de energia (meridianos). Através dos canais de energia podemos influenciar os órgãos internos  e locais distantes daqueles em que a agulha está inserida. Os pontos são selecionados com o objetivo de desbloquear o que está estagnado (gerando dor) tornando o Qi do paciente mais equilibrado. Quanto maior o estado de equilíbrio mais saudável a pessoa se torna.

Perguntas mais frequentes:

O corpo humano contém um sistema de trajetos, ou meridianos, através do qual a energia vital, chamada de Qi, circula. Quando o fluxo de Qi está bloqueado, ou em desequilíbrio, surge uma doença. Quando agulhas são colocadas em um ou mais dentre as centenas de pontos na pele, que estão conectados aos meridianos, estimulam o fluxo de energia, que desencadeia vários mecanismos de autocura do corpo. Também podem ser realizado aplicação de calor ou acupressão nesses pontos para estimular o fluxo de energia.

A acupuntura pode mudar o nível dos hormônios, liberar endorfinas e afetar as células brancas e vermelhas do sangue. A acupuntura tem sucesso em bebês e animais, descartando a hipótese do efeito placebo.

Normalmente não deve dor, porém alguns pontos podem estar mais sensíveis do que outros. A sensação as vezes pode ser mais forte, dependendo da condição da pessoa, sensibilidade e do tipo de tratamento que está sendo feito. O agulhamento também envolve a manipulação da agulha para que o paciente sinto o Qi, indicando que o tratamento terá efeito.

Sim, as agulhas são descartáveis e são adotados todos os procedimentos estéreis.

Usualmente a frequência é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.

Ventosaterapia

É uma técnica de sucção que produz vácuo em determinada região do corpo. A ventosa segundo a MTC tem a propriedade de limpar o sangue das toxinas acumuladas no organismo produzidas pelos alimentos e outras fontes poluentes, também é utilizada para  o alívio de dores musculares, melhorar o sistema circulatório e até mesmo para redução de celulite e gordura localizada, usada em lombalgia, dor abdominal, hipertensão arterial e muitas outras patologias.

Moxabustão

É uma técnica terapêutica da Medicina Tradicional Chinesa baseia-se nos mesmos princípios e conhecimentos dos meridianos de energia utilizados na acupunctura.  Utiliza a queima da planta Artemísia em determinados locais do corpo com o objetivo de gerar o calor necessário para a estimulação dos pontos de acupuntura, fortalecendo a circulação do Qi (Energia Vital) e do sangue.

Auriculoterapia

O pavilhão auricular é considerado um microssistema do corpo, uma zona reflexa, isto é, qualquer alteração dos órgãos, das vísceras, dos quatro membros, etc, será refletido em pontos específicos na orelha. No método de tratamento pode ser utilizado desde as tradicionais agulhas de acupunctura no pavilhão auricular como a colocação de agulhas intradérmicas, sementes ou esferas.

Fitoterapia Chinesa

Literalmente quer dizer, terapia através das plantas, é conhecida na china há cerca de três mil anos, época em que os livros eram escritos em pergaminhos, casco de tartaruga e seda. Para se fazer uma fórmula fitoterápica chinesa, é preciso conhecer-se as capacidades energéticas, curativas e sinérgicas das ervas, ou seja, a interação de uma planta com as outras. O tratamento pode ser através de capsulas, chás, emplastros ou qualquer outra forma que melhor se adeque a necessidade de cada paciente.

Tui Na

Tui Na é uma massagem terapêutica chinesa. Utiliza os canais energéticos (meridianos) e os pontos de acupuntura em sua manipulação. Promove a circulação do Qi e do Sangue e é utilizado como tratamento para uma grande variedade de problemas de saúde.

Dietoterapia

Possui diversas similaridades com a fitoterapia chinese, porém apresenta uma abordagem diferente. O tratamento é feito através do processo de alimentação da pessoa.

Qigong

Qigong significa trabalho interno com a energia. É uma prática corporal da medicina tradicional chinesa, pode ser utilizada para preservação da saúde, para tratamento de diversas doenças e para fins espirituais. Baseado em três princípios, o da postura correta, respiração correta e intenção da mente correta. Qigong pode ser considerado como uma meditação em movimento.

Yang Sheng

Yang Sheng pode ser traduzido como o cultivo da vida, nutrição da vida ou mesmo como preservação da saúde. São técnicas que podem ser utilizadas por qualquer pessoa de forma rotineira que ajudam a preservar e a promover a saúde, potencializando o funcionamento dos órgãos, melhorando a circulação de Qi e sangue.