Perguntas mais frequentes sobre acupuntura

Como a acupuntura funciona?

O corpo humano contém um sistema de trajetos, ou meridianos, através do qual a energia vital, chamada de Qi, circula. Quando o fluxo de Qi está bloqueado, ou em desequilíbrio, surge uma doença. Quando agulhas são colocadas em um ou mais dentre as centenas de pontos na pele, que estão conectados aos meridianos, estimulam o fluxo de energia, que desencadeia vários mecanismos de autocura do corpo. Também podem ser realizado aplicação de calor ou acupressão nesses pontos para estimular o fluxo de energia.

Como a medicina ocidental explica o efeito da acupuntura?

A acupuntura pode mudar o nível dos hormônios, liberar endorfinas e afetar as células brancas e vermelhas do sangue. A acupuntura tem sucesso em bebês e animais, descartando a hipótese do efeito placebo.

Acupuntura dói?

Normalmente não deve dor, porém alguns pontos podem estar mais sensíveis do que outros. A sensação as vezes pode ser mais forte, dependendo da condição da pessoa, sensibilidade e do tipo de tratamento que está sendo feito. O agulhamento também envolve a manipulação da agulha para que o paciente sinto o Qi, indicando que o tratamento terá efeito.

As agulhas são descartáveis?

Sim, as agulhas são descartáveis e são adotados todos os procedimentos estéreis.

Qual a frequência do tratamento?

Usualmente a frequência é de uma vez por semana, porém em casos agudos sessões diárias podem ser necessárias. A duração do tratamento é dependente do tempo da doença: quanto mais recente, mais rápido o resultado. Algumas doenças respondem mais rapidamente que outras.

Se tiver outras dúvidas entrar em contato pelo site que responderemos o mais breve possível.