Achillea millefolium – Mil-Folhas

MIL FOLHAS – Achillea millefolium 

Origem – A palavra “Achillea” refere-se a Aquiles, um herói da mitologia grega. Ele usava a achillea para si e para os soldados feridos na batalha. “Millefolium” significa ” mil folhas” referindo-se as inúmeras folhas, muito pequenas e finas desta planta.

Nomes Populares – Novalgina, milefólio, atroveran, erva-de-carpinteiro, erva-de-cortaduras, erva-dos-carreteiros, milefólio, mil-em-rama, mil-folhada, nariz-sangrento, pronto-alívio, erva-dos-militares, erva-dos-golpes, erva-dos-soldados, erva-de-cortaduras, erva-do-bom-deus, prazer-das-damas.

Parte utilizada – Folhas e flores

Indicações terapêuticas – Infecções das vias respiratórias superiores, ajuda na recuperação de resfriados e é benéfico contra febre. Antiespasmódica, diurético moderado, melhora as condições gerais da circulação, indicado para dificuldade de digestão e falta de apetite, tem propriedade  anti-inflamatória ( utilizada no tratamento de contusões e dores musculares), antiespasmódica, é considerada útil para hemorragias uterinas, cólicas menstruais e hemorroidais, além de ser anti-helmíntica (vermífuga). Utilizada também para feridas (efeito cicatrizante).

Contraindicação – Gestantes, lactantes e em pessoas com dispepsia com hipersecreção gástrica. O suco da planta fresca em contato com a pele pode desencadear fotossensibilização. Doses elevadas podem provocar mal-estar, dores de cabeça e efeito sedativo.

Curiosidade – Outros fins foram utilizados para a planta. Diz-se que a maneira mais eficaz de lançar o I Ching é usando os talos secos da planta. Um antigo provérbio chinês afirma que a Achillea tem a capacidade de iluminar os olhos e promover a inteligência. No ocidente foi utilizada para magias e adivinhações.

A Achillea também é um poderoso repelente de insetos. Muitas pessoas ainda esfregam as flores diretamente na pele ou na roupa para repelir mosquitos. Os nativos americanos no noroeste do Pacífico tradicionalmente pulverizavam um chá de achillea em torno do salmão para repelir moscas famintas.