Plantas de Interesse do SUS

Plantas de Interesse ao SUS

O Ministério da Saúde divulgou, em fevereiro de 2009, a Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse ao SUS (Renisus). Nesta lista, constam as plantas medicinais que apresentam potencial para gerar produtos de interesse ao SUS.

O processo de construção

Para selecionar as plantas medicinais de interesse ao SUS, estiveram reunidos, no Ministério da Saúde, em outubro de 2008, pesquisadores oriundos de universidades e da Farmacopeia Brasileira, representantes de serviços públicos, técnicos da Anvisa e do próprio DAF. O trabalho partiu de uma lista preliminar de 237 espécies vegetais, elaborada em 2005 em parceria com outros ministérios e com a colaboração de consultores e pesquisadores. A lista preliminar considerava as espécies vegetais já utilizadas nos serviços de saúde estaduais e municipais, o conhecimento tradicional e popular, os estudos químicos e farmacológicos disponíveis, os estudos da CEME e a Lista de plantas do Projeto “Plantas do Futuro” (Ministério do Meio Ambiente/Ibama).

As 237 espécies constantes da lista preliminar foram separadas por indicações, de acordo com as categorias do Código Internacional de Doenças (CID-10). Foram selecionadas 100 espécies vegetais com indicações para uso na atenção básica e posteriormente chegaram a uma lista constando 71 espécies vegetais.

A finalidade

A finalidade da relação é orientar estudos e pesquisas que possam subsidiar a elaboração de elenco de plantas medicinais e fitoterápicos a serem disponibilizados para uso da população, com segurança e eficácia para o tratamento de determinada doença. A Renisus deverá ser revisada e atualizada periodicamente, a critério do Ministério da Saúde.

Baixe aqui a renisus – lista que vai orientar estudos e pesquisas para subsidiar a elaboração da lista de plantas medicinais e fitoterápicos a serem disponibilizados para uso da população

Trechos retirados do site http://portalsaude.saude.gov.br/index.php/o-ministerio/principal/leia-mais-o-ministerio/465-sctie-raiz/daf-raiz/ceaf-sctie/fitoterapicos-cgafb/l1-fitoterapicos/12552-plantas-de-interesse-ao-sus